ATENÇÃO: NOVOS AUXÍLIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

30 de setembro de 2020

Prezados estudantes,

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários informa aos estudantes atendidos pela assistência estudantil da UFV que:

1 – Estamos aguardando os chips a serem enviados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para atender ao Projeto Alunos Conectados, do MEC. Os estudantes residentes em zonas rurais não cobertas pelas redes da Algar, Claro ou Oi receberão auxílio financeiro no valor de R$ 100,00/mês, pois estes não serão atendidos com o chip da RNP. Todos os demais estudantes receberão o chip. Até que o chip chegue e seja entregue ao estudante, os mesmos receberão R$ 100,00/mês para que possam adquirir pacote de dados, viabilizando sua participação no PER. Após o recebimento dos chips da RNP pela UFV, os estudantes que estejam em área não coberta (informada pela RNP e/ou confirmada pela própria UFV) serão inseridos na listagem dos que receberão auxílio financeiro. O auxílio financeiro para inclusão digital aos estudantes residentes em zona rural ou não coberta pelas operadoras será pago até o mês de dezembro, quando termina o PER (último pagamento no início do mês de dezembro).

2 – A UFV honrará o compromisso assumido com os estudantes em março de 2020, de manutenção do auxílio moradia, auxílio creche, auxílio emergencial moradia Covid e auxílio emergencial alimentação Covid durante a pandemia, esses dois últimos para os estudantes que permaneceram nas cidades de Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal, por razões justificadas, no início da pandemia. A medida que atividades de ensino presenciais sejam gradativamente autorizadas pelo CEPE, após indicação pelo Comitê Pós-Pandemia da UFV, os estudantes de graduação em vulnerabilidade socioeconômica assistidos pela UFV, que não recebem auxílio moradia e/ou alimentação e nem a Bolsa de Permanência do MEC, e matriculados nessas disciplinas presenciais, passarão a receber esses auxílios automaticamente.

3 – Os 239 estudantes que recebiam a Bolsa de Aprendizagem e Aprimoramento Profissional (BAAP), no valor de R$ 150,00, passarão a receber o Auxílio Emergencial de Apoio ao Estudante, no mesmo valor, até dezembro de 2020 (o pagamento referente ao mês de dezembro será feito no início de janeiro).

4 – Por solicitação da PCD e do DCE, que vem trabalhando em parceria em prol da assistência estudantil da UFV, a Reitoria, sensibilizada com a situação de vulnerabilidade de nossos estudantes durante a pandemia, remanejou recursos para que pudéssemos auxiliar mais 1.124 estudantes com o Auxílio Emergencial de Apoio ao Estudante, de R$ 150,00, além dos 239 estudantes que recebiam a BAAP. Estarão sendo contemplados os estudantes que não recebem qualquer auxílio financeiro da UFV e nem Bolsa Permanência do MEC, do menor para o maior Índice de Vulnerabilidade Sócioeconômica (IV), usado como critério para concessão de benefícios para assistência estudantil nos três campi. O Serviço de Bolsas dos campi divulgará a listagem dos estudantes contemplados, bem como entrará em contato com aqueles que não tem informações bancárias.

Qualquer dúvida referente aos auxílios financeiros poderão ser direcionadas para os e-mails: sbo@ufv.br (Viçosa), ssocialcaf@ufv.br (Florestal) e ssocialcrp@ufv.br (Rio Paranaíba).

A equipe dos serviços de bolsas dos três campi tem trabalhado incansavelmente para responder a todos os e-mails o mais rapidamente possível, no entanto, a demanda tem sido muito grande.

5 – Os projetos de reforma das moradias estudantis encontram-se em processo de abertura de licitações. O DCE estará agendando uma reunião com a PCD e os engenheiros da PAD, oportunizando para os que não tiveram oportunidade de ver os projetos, conhecer a dimensão do investimento a ser feito pela UFV em prol da qualidade de vida dos moradores. Importante destacar que melhorias também estão sendo feitas na moradia estudantil de Florestal, que atende aos estudantes do ensino técnico.

6 – O pregão eletrônico para compra dos 1400 colchões para todas as moradias estudantis já está marcado para o dia 08 de outubro de 2020.

7 – Qualquer outra necessidade dos estudantes, que não seja moradia ou auxílios, deve ser encaminhada para o e-mail da PCD (pcd@ufv.br). A DAE, Serviços de Bolsas dos três campi e PCD responderão a todos os e-mails dos estudantes, que sejam plausíveis de respostas.

8 – Estamos agendando as entradas dos estudantes nas moradias para retirar seus pertences todas as 3ª e 6ª feiras. As 2ª, 4ª e 5ª feiras, a equipe da DAE responde aos e-mails, com os agendamentos. Como a demanda reprimida ainda é alta, a equipe da DAE está intensificando esse trabalho, de forma a conseguir atender a totalidade dos estudantes. Destaca-se que o agendamento é essencial para que o trabalho ocorra de forma organizada, garantindo a segurança necessária para os estudantes e funcionários envolvidos, em função dos riscos de contaminação pela Covid-19.

Se você tiver necessidade de retirar seus pertences das moradias, favor enviar e-mail para dae@ufv.br.

9 – Esse planejamento refere-se ao ano de 2020. Em 2021, em função da situação da pandemia nas cidades que nos acolhem, da expectativa ou não de retorno de atividades presenciais, bem como do lastro orçamentário do PNAES e da UFV, em decorrência dos anunciados cortes no Projeto de Lei Orçamentária de 2021, novo planejamento será feito para atendimento à assistência estudantil na UFV.

Agradecemos ao DCE por toda a parceria em prol das ações de assistência estudantil na UFV e estaremos sempre abertos ao diálogo. A assistência estudantil é causa de todos nós.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.